Administração de Condomínios
Administração de Condomínios
Parceiros
Você está em:

Notícia



Economize com a revisão periódica do sistema elétrico de seu condomínio


Manutenção

Para oferecer a praticidade, o conforto e a segurança buscada por quem opta morar em condomínio, o síndico e a administração devem se atentar para a revisão periódica do sistema elétrico. A medida, além de evitar panes elétricas e paradas desnecessárias dos elevadores – por exemplo – ainda gera economia por evitar desperdícios de eletricidade.

Em um condomínio, a manutenção da rede elétrica abrange equipamentos essenciais para o bom funcionamento da estrutura condominial, como as casas e força de alta tensão, os sistemas de aterramentos, motores elétricos e geradores. O sistema de aquecimento da água da piscina entra no rol de itens que deve ser checado com o objetivo de reduzir os custos com despesas de energia elétrica.

“É fundamental que o condomínio tenha uma instalação segura, econômica e confortável. As normas técnicas devem ser seguidas rigorosamente para evitar prejuízos físicos e financeiros para o condomínio”, sugeriu o professor de pós-graduação em direito imobiliário, Carlos Samuel de Freitas.

Nas revisões periódicas devem estar incluídas a limpeza interna, a inspeção nas conexões e as medições de temperatura, além da verificação de ligações clandestinas, entre outras ações. “É necessário fazer revisões no para-raios, nos pontos de força, no grupo-gerador, na casa de força e verificar a situação de todas as tomadas comuns e específicas”, declarou.

Os “gatos”, como são conhecidas as ligações clandestinas, é uma prática irregular que pode colocar em risco a segurança dos condôminos, portanto, toda medida que o coíba é muito bem vinda. “Neste caso, a concessionária de energia dificilmente consegue identificar o problema, já que não é afetada com a ligação irregular. O síndico deve providenciar a inspeção por meio da contratação de um profissional qualificado”, recomendou o especialista.


Fonte: Da Redação do Condoworks
Compartilhar: Compartilhe no Facebook Compartilhar no Twitter


Voltar